G-Z6MC91T32L
top of page

Jornal Poesia

nós somos (A) poesia

O Jornal Poesia lançou seu primeiro exemplar em Setembro de 2023. É o primeiro tabloide impresso que tem como seu maior objetivo publicar a produção poética das mulheres no Brasil. A cada estação, Jornal Poesia trará entrevista, poetas consagradas, novas poetas e tudo o que tiver pulsando no jardim da poesia brasileira. Sua distribuição é gratuita nos locais conveniados, mas você poderá recebê-lo em casa através de uma assinatura acessível. Este novo impresso poético, Jornal Poesia, é idealizado e editado por Flavia Quintanilha, poeta, tradutora, professora de filosofia e coordenadora do Mulherio das Letras de Santa Catarina, e conta com um seleto conselho editorial, no qual se destacam Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – UFSC, Cris Lira da Universidade da Geórgia, Constância Lima Duarte – UFMG, Isabela Melim - UFSC, Marlova Assef – UNB e Marlene de Fáveri – UDESC, professoras com pesquisas relevantes nas áreas de poesia, tradução e estudos feministas. Seu foco é receber poesia das mulheres brasileiras, bem como tradução de poetas de outros países. O jornal impresso está disponível gratuitamente nos pontos de distribuição, além de Florianópolis, nos estados de Minas Gerais, Brasília, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Goiás e também na Universidade da Geórgia. É claro que, para que esta ideia tão arrojada tenha êxito, abrimos as assinaturas e colaborações voluntárias, para que todas as pessoas que são leitoras e amam impressos, possam participar deste lindo projeto.

Máquina de Escrever Verde

As mulheres que fazem o Jornal Poesia

Flavia Quintanilha
  • Instagram
daniele stegmann_edited.jpg
  • Instagram
Aline Assumpção
  • Instagram

EDITORA e CURADORA

​A poeta Flavia Quintanilha é filósofa de formação. Em sua trajetória acadêmica fez graduação na UEL, mestrado na UNESP, cursou doutorado em Filosofia na Universidade de Coimbra e atualmente é doutoranda em Estudos da Tradução na UFSC. É professora de filosofia e pesquisa na área da hermenêutica filosófica com ênfase na racionalidade poética. É membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, editora associada na Philosophy International Journal e foi conselheira de cultura na área de literatura em Londrina. Atuante na área da cultura, é fundadora do coletivo Artistas Livres de Londrina e produtora do Sarau das Artes neste coletivo. Tem poemas publicados em diversas antologias e revistas literárias. Publicou os livros Aporias da Justiça (Novas Edições Acadêmicas, 2015), A mulher que contou a minha história (Kotter, 2018), Desabotoar (Patuá, 2020) e Sobre folhas e vento (Patuá, 2022). Em 2023 fundou o coletivo Mulherio das Letras de Santa Catarina e o Jornal Poesia.

PROJETO GRÁFICO, EDITORAÇÃO e ILUSTRAÇÃO
Daniele Stegmann é artista visual, ilustradora, bordadeira, cenógrafa, figurinista, designer e trabalha com vários grupos de teatro. Fez o projeto gráfico da peça Fagulha, do Grupo Ás de Paus o qual recebeu troféu Gralha Azul 2023. Atualmente está com uma exposição do SESC Cadeião Londrina.

PROJETO GRÁFICO e EDITORAÇÃO da edição n. 01 - Primavera 2023

Aline Assumpção é Jornalista (UFPR), pós-graduada em Publicidade e Propaganda (FURB), designer (CEFET-PR/ UTFPR). Produtora cultural, artista visual. Curitibana, radicada em Santa Catarina desde 2003. Experiência em produção e gestão de projetos e eventos, assessoria de comunicação, jornalismo, conhecimentos em diferentes mídias, design gráfico e editorial. Atua na edição de livros, revistas, publicações institucionais desde 1999. De 1999 a 2003 atuou em agências, editoras e veículos de comunicação de Curitiba, de 2005 a 2008 atuou como gestora de comunicação e marketing de uma indústria catarinense no setor da construção civil. De 20023 a 2005 foi repórter e produtora da TVE Vale do Itajaí / Furb TV. De 2005 a 2017 dirigiu a Liquidificador Comunicação Integrada/ Liquidificador Comunicação e Arte/ Liquidificador Editora, atuando como assessora de comunicação, editora e produtora de projetos e eventos, para instituições, empresas e agentes culturais. Desde 2012 tem atuado como editora, na coordenação editorial, projeto e edição gráfica de dezenas de livros para autores independentes e editoras. Ilustrou quatro livros, sendo dois infantis. Como artista visual e curadora, tem participação em dezenas de exposições e projetos, além de curadorias e assessoria em projetos de arte contemporânea, a convite do Sesc SC, entidade para a qual também elaborou uma série de catálogos de arte.

Conselho Editorial

Nossas parceiras

Latinas Livraria
Fran Cosméticos e Presentes
IMG_7936.jpeg
Mulherio das Letras de Santa Catarina
logo (2)_edited.png
bottom of page